Páginas

3 de out. de 2011

Literatura sobre mobilidade com bicicleta

Amigos,



Abaixo alguns links (e seus conteúdos) com materiais que formam excelente base para nossas discussões. Criaremos um espaço cada vez mais amplo para estas discussões e os documentos dos links são uma ótima "biblioteca".


Instituto de Energia e Meio Ambiente / Biblioteca / IEMA
http://www.energiaeambiente.org.br/index.php/bibliotecas/index?tp=1

A bicicleta e as cidades
Considerando a necessidade de se construir centros urbanos com padrões mais elevados de qualidade vida, o livro mostra que a bicicleta pode ser um elemento importante de reordenação e reconfiguração do espaço público e da lógica social, além de ser um vetor da melhoria ambiental.

1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários
Com o objetivo de orientar medidas mais eficientes de redução de emissões atmosféricas advindas do segmento de veículos automotivos rodoviários, o inventário traz resultados de pesquisas, desenvolvimento metodológico e coleta de dados que avaliam as emissões veiculares no Brasil de 1980 a 2009 e projetam estimativas para o período de 2010 a 2020.

Direito à informação ambiental e qualidade do ar
Da série “Temas em debate”, a publicação busca servir de subsídio para o avanço das discussões sobre gestão do meio ambiente no país, garantindo ao cidadão amplo acesso à informação ambiental e sobre a qualidade do ar.

Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular
Nosso mais recente estudo aborda os aspectos jurídico-institucionais e as características mais relevantes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), além de apontar as principais oportunidades para seu aperfeiçoamento, levando em conta sua importância para a melhoria da eficiência energética dos veículos no país.

Instrumentos de desestímulo ao uso do transporte individual motorizado
Da série “Temas em debate”, o estudo faz uma avaliação da experiência internacional no processo de implantação de medidas de desestímulo ao uso do transporte individual motorizado, levando em conta que as soluções para o problema do excesso de veículos nas ruas devem superar análises fragmentadas entre transporte, trânsito e planejamento urbano.


Instituto de Energia e Meio Ambiente / Biblioteca / Outras Publicações
http://www.energiaeambiente.org.br/index.php/conteudo/9

Compromisso pela qualidade do ar e saúde ambiental do Plano Nacional de Qualidade do Ar/Ministério do Meio Ambiente

As cidades somos nós. Dez princípios para a mobilidade urbana – Institute for Transportation & Development Policy (ITDP)

Comunicados do IPEA, caderno nº 94 – Série Eixos do Desenvolvimento Brasileiro – Infraestrutura Social e Urbana no Brasil (A mobilidade urbana no Brasil)

Textos para discussão CEPAL/IPEA – Transporte e mobilidade urbana

Estudos de BRT no Brasil - Caderno Técnico (NTU)


Plataforma Catarinense de Mobilidade Sustentável
http://www.deinfra.sc.gov.br/pcms/

Todos os links do lado esquerdo da página

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.